Seja bem-vindo
Porto Velho,17/05/2025

  • A +
  • A -

Rede promove palestra sobre saúde emocional de quem cuida

O evento, que encerrou com chave de ouro a Semana Estadual da Mãe Atípica, foi promovido pela Rede de Mães Atípicas Empreendedoras, com apoio da Assessoria de Sustentabilidade e Acessibilidade do TRE-RO.


Rede promove palestra sobre saúde emocional de quem cuida O TRE é perceiro da Rede na ação / Fotos: Divulgação

Porto Velho: O auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) foi palco, na última sexta-feira, 9 de maio, de uma palestra sobre Autocuidado e Saúde Emocional de Quem Cuida, ministrada pela médica Joziane Costa, especialista em psiquiatria e autismo. Além de profissional da saúde, Joziane é mãe de uma criança autista — o que conferiu ainda mais empatia, vivência e profundidade à sua fala.

O evento, que encerrou com chave de ouro a Semana Estadual da Mãe Atípica, foi promovido pela Rede de Mães Atípicas Empreendedoras, com apoio da Assessoria de Sustentabilidade e Acessibilidade do TRE-RO. A condução do cerimonial ficou a cargo da sargento PM Milene Mota, mãe atípica e coordenadoras adjuntas da Rede.

Durante a palestra, a dra. Joziane abordou os impactos emocionais da sobrecarga vivida por mães e pais que cuidam de pessoas com deficiência — especialmente no contexto do autismo severo — e os riscos do esgotamento físico e mental. Ela ressaltou a importância do autocuidado, da existência de uma rede de apoio e do acolhimento como elementos fundamentais para a promoção da saúde integral desses cuidadores.

“Foram temas necessários para nós, mulheres que dedicamos a vida a cuidar, e que também precisamos ser cuidadas para estarmos íntegras mental e fisicamente diante dos desafios”, reconheceu Milene Mota.

“Também houve espaço para perguntas e para compartilhar experiências. Percebemos os servidores do TRE bem interessantes no tema, e puderam ter informações mais amplo da realidade da maternidade atípica” lembrou Karolina Barbosa, fisioterapeuta, mãe atípica e coordenadora adjunta da Rede.

A coordenadora Eliane Guatel destacou que o evento integra as ações da Rede de Mães Atípicas Empreendedoras voltadas à valorização e visibilidade “dessas mulheres que conciliam os cuidados intensivos com filhos com deficiência e o empreendedorismo”.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.